Evandro Leitão, do Partido dos Trabalhadores (PT), venceu o 2º turno das eleições de 2024 para a Prefeitura de Fortaleza, com 50,37% dos votos válidos. O candidato superou o adversário André Fernandes (PL), que obteve 49,63% na votação.
Estreante em disputas majoritárias, Evandro é o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e tem 57 anos. O parlamentar formou chapa com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), de 34 anos, como candidata a vice-prefeita.
O prefeito eleito chegou à segunda fase da disputa após conquistar a segunda colocação no 1º turno, em 6 de outubro, quando atingiu a marca de 34,33% dos votos válidos (480.174 eleitores).
Além de André, o petista venceu a concorrência de candidatos que disputaram o 2º turno da eleição de 2020: o atual prefeito José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União), quarto e quinto colocados na primeira etapa do pleito deste ano, respectivamente.
Em todo o Brasil, 158.869.197 eleitores estiveram aptos a votar em 2024. Em Fortaleza, esse número é de 1.769.681 eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um total de 5,4 mil seções eleitorais.
Evandro Sá Barreto Leitão é natural de Fortaleza. É filho do defensor público Wellington Rocha Leitão e de Silvia Barreto Leitão. O político é deputado estadual pelo terceiro mandato consecutivo e, além de presidir a Alece, atuou como líder do Governo Camilo Santana na Casa.
O petista também é servidor público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Tem, ainda, bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). É pós-graduado em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.
Antes de se tornar deputado, Leitão atuou como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, entre 2011 e 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes.
O prefeito eleito também foi presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado do Ceará (FCE); do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Estado do Ceará (IDT); do Conselho Cearense do Artesanato e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CAISAN). Fora da política, ele passou pela presidência do Ceará Sporting Club.
Evandro está filiado ao PT desde dezembro de 2023, após passagem pelo Partido Democrático Trabalhista. Seu patrimônio declarado ao TSE é de R$ 1.662.352,84.
Postado por: Radialista Sérgio Adriano
Fonte: Diário do Nordeste